Sites de análise pré-live Trading Esportivo

A análise pré-jogo é para mim um fator chave para operar e lucrar na bolsa esportiva.

Embora alguns defendam que essa análise não é tão importante, pois o que vale é o que está acontecendo no jogo ao vivo, acredito que fazer um estudo pré-jogo te deixa preparado para as diferentes direções que a partida pode tomar. Afinal de contas, se você não tinha ideia do que poderia acontecer no confronto, como irá saber se ele está ocorrendo de uma maneira que te favorece?

Muitos se esquecem que ser um bom apostador/trader passa muito por conhecer não só de apostas, mas principalmente da modalidade em questão. Como costumo dizer, se quer melhorar seu desempenho como apostador de futebol, estude futebol!

Analisar um jogo ao vivo parece fácil, mas está longe de ser. E mais do que isso, extrair boas opções para trading dessa análise é ainda mais complicado. Por conta disso, o estudo prévio pode auxiliar bastante nas suas operações.

Se no delay praticamente sempre estaremos atrasados, temos que compensar no conhecimento.

Abaixo listo alguns sites que utilizo para análise pré-jogo, e o motivo do uso de cada um:

Futebol.com

O site do futebol.com é especializado em resultados ao vivo das partidas, mas mais do que isso, é uma importante ferramenta de análise.

Gosto dele particularmente em dois pontos:

– Tabela/campanha:

O primeiro é a tabela aberta em cada jogo, que me dá uma noção real da posição dos times, bem como das outras equipes à frente e atrás. Ao clicar em “classificação detalhada”, temos à nossa disposição o destrinchamento dessa tabela num design bem limpo e de fácil entendimento. É possível ainda filtrar por desempenho em casa, fora, por ataque e defesa.

– Histórico

Com menos peso na minha análise, mas ainda relevante, considero o histórico entre as equipes. Já descobri vários “tabus” que me fizeram desistir de apostar num jogo, ou então uma vantagem nesse quesito que foi o ponto que faltava para apoiar determinada equipe.

É importante ressaltar que nesse histórico considero apenas as situações do jogo em questão. No exemplo, jogos entre eles com o PSG na condição de mandante, e o Dijon na condição de visitante, e na competição específica (não conto jogos de Copa, se a partida que disputarão será de Liga).

Soccerway.com

Também um livescore, o ponto forte do Soccerway na minha opinião é na análise do momento das equipes, bem como as estatísticas de gols:

– Momento:

Uso o Soccerway para análise do momento por contra da separação por cores os últimos resultados (verde/vitória, amarelo/empate, vermelho/derrota), o que facilita na contagem. Além disso, o filtro por campeonato (Ligue1, Copa, Champions), e por condição (tudo, casa ou fora) é essencial para mim.

Sem filtro (compatação entre os times):

Com filtro Competição/condição por time:

Nas minhas análises não levo só em conta o desempenho geral, mas principalmente o desempenho do time da casa jogando em casa, e do visitante jogando nessa condição, no campeonato que irão se enfrentar.

Não me interessa saber o desempenho numa Copa, se vão jogar pela liga. As partidas em outras competições eu levo em consideração para fatores subjetivos, como motivação, desgaste dos jogadores, etc…

Esse filtro pode ser adicionado facilmente no site:

PSG em casa:

Dijon fora:

– Estatísticas gerais das equipes/ minutos dos gols:

As estatísticas gerais me dão uma boa noção do potencial ofensivo e defensivo de cada time, média de gols (relevante para análise de under/over), entre outros.

Eu não levava muito as estatísticas de “minuto dos gols”, mas na estratégia Puntrading – Back ao favorito, muitas vezes fixamos uma odd inicial de entrada mais alta, e ter noção desses minutos me ajuda na tomada da decisão do momento ideal para entrar, não fixando uma odd que só sei que só vai bater ao final do primeiro tempo, se o momento que o time mais faz gol é perto dos 30 minutos, por exemplo.

WhoScored.com

O Whoscored é um site focado nos apostadores, e as estatísticas são sempre levadas em consideração nesse viés.

Utilizo o site para basicamente três coisas:

– Características dos times:

Listando os pontos fortes e fracos das equipes, praticamente dou uma de técnico, comparando um com outro, pensando como a partida pode se desenrolar, e quais setores podem ser explorados. No exemplo abaixo, jogadas pelas laterais, chutes de longe, e outros…

– Escalações e baixas:

Na sessão de prévias temos as escalações prováveis, mas devemos tomar cuidado com essas. Isso porque é difícil para um portal que se propõe a postar prévias de praticamente todas as grandes ligas, estar sempre certo. Basicamente eles optam pelo padrão, e muitas vezes pecam nas baixas de última hora, e até em avisos de suspensão.

Por conta disso, utilizo os seguintes jornais para confirmar as prévias das equipes:

Alemanha (Bundesliga) – Kicker

Brasil (Brasileirão) – GloboEsporte

Espanha (La Liga) – Marca

Holanda (Eredivise) – Destentor 

Inglaterra (Premier League) – BBC

Itália (Calcio) – Gazzeta

O ponto forte das prévias do whoscored são nas notas dos jogadores, onde podemos ter uma noção da importância do jogador para aquele time.

Claro que com o tempo passamos a conhecer todos e “dar as nossas próprias notas”, mas isso ajusta bastante os iniciantes/intermediários:

FootyStats:

Embora eu particularmente não use muito, o FootyStats é ótimo para encontrar estatísticas de gols (over/under, frequência, momento dos gols, média, etc…).

Estatísticas gols PSG durante os 90 minutos:

Estatísticas PSG durante o primeiro tempo:

Além disso, apostadores usam para mercados específicos, como escanteios e cartões, tem também um leque de estatísticas (nesse caso é preciso assinar a versão premium).

Youtube:

O Youtube é o canal mais fácil para encontrar os VTs das partidas, que são parte essencial do meu estudo de um jogo.

Como é impossível assistir todas as partidas, ver o resumo me dá uma boa noção de como uma determinada equipe está jogando, as chances criadas, cedidas, modificações, etc…

VTs:

No youtube não dá pra encontrar tudo, então listo como e onde achar os VTs de outros campeonatos:

Vídeo:

Analisei tudo, e agora?

Todos os sites citados são de livre acesso, e da mesma forma que você, todos os outros apostadores e também as casas tem acesso.

Por conta disso, mais importante do que ler as estatísticas, é saber interpreta-las para moldar o seu método de análise via planilha, ou outro modelo que desenvolver.

Se quiser conhecer o modo como uso essas estatísticas para analisar um confronto, confira meu livro Apostador Profissional, com o passo a passo que utilizo para analisar um jogo de futebol:

analisar um jogo de futebolanálise pré jogoanálise pré livecomo analisar um jogo de futebolmelhores sites trading esportivoSites de análise pré-live Trading Esportivosites de auxíliotrader esportivotrading esportivo
Comments (4)
Add Comment
  • pabo

    muito bom. gostei da sua forma de trabalha.

    • Thiago Pessoa tiquinho

      Obrigado! Qualquer dúvida é só chamar

  • Jose Robson Gomes da Silva

    muito bom… gostaria de adquirila.

  • PJ

    BENZA DEUS, um baita guia com sites muito bons e muito bem escrito!