Operar no 1º ou 2º tempo?

Onde é melhor operar no primeiro e segundo tempo? Essa é uma dúvida comum dos traders, mas como em quase todas as dúvidas de questões relacionadas trading esportivo, a resposta é a mesma: depende.

Isso porque cada trader tem o seu perfil, o seu estilo, a maneira como gosta de trabalhar para tentar conseguir obter lucro no mercado.

Abaixo trazemos algumas peculiaridades sobre cada um:

Operar no 1º tempo:

  • Leitura de jogo:

No ínio da partida a postura das equipes é bem clara. Assim como os técnicos, estamos vendo na prática qual tática adotada está sendo melhor executada. Não existem grandes variações táticas ainda, são raríssimas as substituições nesse período (que não sejam por lesão), as emoções dos jogadores estão mais controladas, e em geral (exceto em jogos de mata-mata), não há uma senso de urgência para conclusão das jogadas.

Se o jogo não muda tanto taticamente, nem de peças, e também no emocional dos jogadores, a leitura para o trader é muito mais simples.

  • Movimentação das odds

Conforme aprendeu nesse artigo, o tempo é um dos fatores que causam a movimentação das odds, e quanto mais próximo do final, mais drasticamente as odds se movimentam. Essa é uma consequência lógica, já que há cada vez menos tempo para que qualquer ação seja executada, sejam gols, cartões, escanteios, etc…

Ainda no primeiro tempo as odds se movimentam mais lentamente, uma vez que o senso de urgência é menor. Como consequência, qualquer fator que mude drasticamente as condições do jogo, como gols ou cartões, terão menos impacto no resultado final da partida, visto que ainda teremos toda a segunda etapa.

A consequência das oscilações menores são reds menores nas suas posições, bem como greens menores também.

Entradas à favor de um time no primeiro tempo, como no favorito por exemplo, se estiverem aliados a uma boa leitura, terão pouca e as vezes nenhuma oscilação de odds, ou seja, um risco bem controlado.

Operar no 2º tempo:

  • Leitura de jogo:

No segundo tempo a leitura do jogo é mais complicada, visto que os técnicos fazem mudanças táticas no intervalo, não só em termos de postura, mas também no decorrer do jogo, com as substituições.

Por conta disso, é essencial ter um bom conhecimento do elenco da equipe, de forma a interpretar quais os impactos de cada mudança e, principalmente, como as equipes irão reagir a elas.

  • Movimentação das odds:

Com o jogo próximo do fim, o senso de urgência aumenta, e os times cada vez irão se empenhar mais naquilo que desejam. Se um time está perdendo, certamente vai atrás do empate com mais ímpeto, mas também se expondo mais na defesa.

Qualquer acontecimento na partida irá gerar grandes oscilações nas odds. Quanto mais próximo do fim do jogo, maior será um green de uma posição que estava em favor daquilo que aconteceu, e maior o red se a sua posição era contrária.

Scalpings nos mais variados mercados são muito utilizados no segundo tempo.

Conclusão:

Como viu, operar no primeiro ou segundo tempo tem as suas particularidades. Não existe um que é bom e outro que é ruim.

Se por um lado as oscilações na primeira parte são menores, os retornos também. Já no segundo, os ganhos serão maiores, mas você está preparado emocionalmente para isso?

Só você será capaz de enxergar aquilo que é melhor para si, dada sua experiência no dia-a-dia.

Seja qual for, o mais importante é se certificar de que a leitura está adequada para o momento, e que o risco/retorno da sua posição tem viés de lucro no longo prazo. Mãos à obra!

Comments (0)
Add Comment